Petar
Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira

 
 
 
 
 
 
 
A Região
O Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira (PETAR) situa-se a cerca de 370 Km da capital, no vale do Rio Ribeira de Iguape, entre os municípios de Iporanga e Apiaí (SP). Numa das regiões mais preservadas do Estado de São Paulo, predominam montanhas de calcário cobertas por trechos de Mata Atlântica praticamente intocada. Rios e riachos com águas límpidas cortam os vales, proporcionando banhos refrescantes e seguros aos visitantes. Mas, sem dúvida alguma, o principal atrativo do parque são as suas mais de 200 cavernas. O Petar esteve interditado pelo Ibama entre FEV e ABR/2008. Esta interdição gerou fortes protestos na comunidade local, devido ao impacto econômico ocasionado pela falta de visitantes e consequente interrupção da renda das muitas famílias que dependem do turismo na região. Entrevistas junto aos moradores de Iporanga poderão ser realizadas nesta viagem, abordando este tema recente, delicado e interessante.
O Programa
A programação no PETAR visa desenvolver o estudo sobre a formação das cavernas calcárias e seus espeleotemas, através de visitas às principais cavernas locais: Santana, Couto, Morro Preto, Água Suja, Alambari de Baixo e Laje Branca. A importância da Mata Atlântica e sua exploração sustentável, bem como aspectos históricos e ciclos econômicos da região também serão abordados.

1/9

Indicado para:
Viagem Individual

Viagem em Família

Viagem com Amigos

Grupos Escolares

Disponibilidade:
O ano inteiro
 
SOLICITAÇÃO:

Clicando no botão abaixo, você pode realizar a sua solicitação de viagem para, com isso, receberemos as informações e entraremos em contato para agendarmos uma conversa!

10_edited.png
TurismoRespons%C3%A1velBaixaResolu%C3%A7

Rua Paula Ney, 726.
Vila Mariana - São Paulo - SP
CEP: 04107-022 - BRASIL

Tel/FAX: (11) 5575.0448 / 5081.2570

MINISTÉRIO DO TURISMO

N° 26.039843.10.0001-1

Terra Nativa Ecoturismo © 2020