Nossa equipe

A Terra Nativa é formada por pessoas que amam o que fazem e, principalmente, viajantes sensíveis e ávidos por buscar experiências e vivências ao redor do mundo.

Juntando pessoas, juntando histórias, criamos novas possibilidades de exploração.
 
Vem comigo que no caminho eu te explico!

Privilegiamos, sempre que a região permite, a utilização de mão de obra local, como a contratação de monitores ambientais, artesãos, "mateiros", contadores de "causos", cozinheiros, barqueiros, enfim, pessoas que, através desta parceria, vem se apresentando de forma cada vez mais profissional, conferindo às viagens um toque de originalidade e sabedoria da terra. O envolvimento da comunidade local é uma das premissas básicas em viagens na Natureza, conforme diretrizes internacionais sobre a prática do ecoturismo responsável!

conheça a nossa equipe

Diretora Executiva da Terra Nativa - Coordena o planejamento operacional e educacional, além do relacionamento com os clientes e parceiros. Bióloga e Mestre em Oceanografia (IO-USP), desenvolve pesquisas em conservação e educação ambiental há mais de 25 anos. Mãe de gêmeos de 12 anos de idade, pratica o ciclismo e balonismo.

PAULIN
ANTAR
TALASKA

Coordenador e Monitor das viagens da Terra Nativa. É o responsável pela equipe e logística das viagens. Participou do curso de recreador da Unicastelo, atuando desde os 15 anos na área de lazer, integração e recreação. Nas horas vagas é professor de skate e pai de duas princesas.

EVANDRO
KANDA

Coordenador e Monitor das viagens da Terra Nativa, além de estar presente no dia a dia da agência na idealização e execução de projetos. Licenciado e Bacharel em História (UNISANTOS) e Técnico em Turismo (Senac). O interesse em outras áreas o levou a cursar pós-graduação (Lato Sensu) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER 2012).   

MARIO
RODRIGUES

Coordenadora e Monitora de viagens da Terra Nativa. Mestra pelo Instituto Oceanográfico (USP, 2013), com bacharel em Biologia (Mackenzie, 2008). Participou do Projeto de Pesquisa sobre Lixo Marinho, vinculada ao Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha – USP, até 2016.  Possui curso de mergulho avançado, e continua a se aventurar pelo fundo do mar. Desde 2011, começou a trabalhar com estudo do meio afim de compartilhar as experiências e curiosidades desta profissão. Atualmente, além de coordenar as viagens, está presente no dia a dia da agência na idealização e execução dos projetos.  

RITA
MONTEIRO
CAMARGO
MATAN
ANKAVA

Mestrando em história (UNIFESP) com bacharelado e licenciatura na mesma área (USP, 2016). Trabalha com educação formal (escolas) e informal (movimentos juvenis, espaços educativos, cursinhos populares) desde 2009. Ingressou na Terra Nativa como guia em 2012, e hoje participa também do dia-a-dia da agência, na elaboração e preparação dos roteiros.

Coordenador e Monitor de viagens da Terra Nativa. Ambientalista por convicção e vivência. Participou, como palestrante convidado, de evento que compunha a conferência RIO-92. No início da década de 90, numa viagem a Bonito, Mato Grosso do Sul, sentiu que havia ali um imenso potencial ecoturístico - na época ainda em estado primitivo de exploração - e foi responsável pelas primeiras operações de Mergulho em Cavernas da região. Atua em viagens de Ecoturismo e Turismo Educacional, com brasileiros e estrangeiros, há mais de 25 anos

DEMIAN
TOPEL

Formado em Biologia (2016) e Educação Física (2006), coordena atividades recreativas em acampamentos, trabalhando como guia pedagógico e em recreação em viagens de Estudo do Meio. Trabalhou por 8 anos no Zoológico de Sorocaba no manejo dos animais e no setor de Educação Ambiental. Atua como integrante da equipe Terra Nativa desde 2013, coordenando e guiando os grupos escolares.  No tempo livre, gosta de fotografar e trabalhar com atividades artesanais.

RAFAEL
VIANA

Coordenador e Monitor das viagens da Terra Nativa. Biólogo e Mestre em Oceanografia (IO-USP).  No começo dos 2000, iniciou seu trabalho como guia em viagens de estudo do meio. Paralelo a este trabalho, atua como instrutor de mergulho autônomo, consultor ambiental e pesquisador em projetos relacionados aos ecossistemas costeiros.

DANIEL
TARDELLI

Coordenador e Monitor das viagens da Terra Nativa. Biólogo e Mestre em Biologia da Conservação (Columbia University). Iniciou sua carreira como guia naturalista em 1995 trabalhando no Pantanal. Além de atuar como guia de viagens educacionais e na produção de documentários de natureza, atua também como guia em viagens e eventos de incentivo no Brasil e no exterior.

GUTO
BERTAGNOLLI

Monitor da Terra Nativa. Formado no Ensino Médio, participou do curso de Recreadores da ABAE. Iniciou sua carreira como recreador em festas infantis e como monitor das atividades do Acampamento Ranieri.  Mantém também as seguintes atividades: técnico em altura e facilitador (Saga Treck desenvolvimento humano) e Coordenador de grupos infantis no Centro Juvenil Clube Hebraica.  

FRANCISCO
NETO

Monitora da Terra Nativa. Educadora Ambiental pós-graduada pelo SENAC e guia de turismo credenciada pelo Min.do Turismo. Devido à paixão pela natureza e pelo desejo de encantar e sensibilizar outras pessoas em relação à sua importância, é voluntaria na Fundação SOS Mata Atlântica, tendo acumulado experiência em estudo do meio, monitoria, facilitação de oficinas e atividades culturais. 

PRISCILLA
FALASCHI

Oceanógrafa  formada pelo IOUSP (2008) e mestrado em oceanografia biológica (IO-USP, 2013). Além da experiência em coleta de dados e em laboratórios, realiza atividades com educação ambiental desde a faculdade, através de monitoria em exposições e cursos de extensão universitária. Trabalha como guia da Terra Nativa desde 2013.

ANDRÉA
DE LIMA

Recreador com cursos de formação pela Uni Castelo e SENAC. Em 1992, começou a atuar na área de lazer e recreação, coordenando acampamentos, trabalhos em festas infantis e eventos. Especialista em artes circenses (show de palhaço), dando vida ao palhaço Maloca. Faz parte da equipe Terra Nativa desde 2008

RODRIGO
TOLEDO

Monitora da Terra Nativa. Guia de Turismo credenciada pelo Min. Do Turismo. Iniciou suas atividades como recreadora em hotéis, festas infantis e eventos. Desde 2011 trabalha com estudo do meio com diversos roteiros. Conheceu a Terra Nativa através de um receptivo realizado em Salesópolis, onde trabalha como guia local, desde então compõe a equipe.

CAROLINE
SENA

Atua na área da recreação desde 2004, trabalhando em eventos, festas , confraternizações , day-camp , eventos empresariais,  acampamento, férias recreativas em hotéis e condomínios. Integrou a equipe da Terra Nativa em 2017.  Casado, pai duas belas garotinhas. 

ROGÉRIO
CÂNDIDO

Bióloga formada pela UNITAU (2001), especialista em "Biologia, manejo e conservação de animais selvagens" pela UNISA (2006) e mestre em oceanografia química pela USP (IOUSP, 2009). Tem experiência em expedições em áreas remotas. Atualmente, além das viagens com a Terra Nativa, trabalha em um projeto de pesquisa com poluentes orgânicos persistentes em biota marinhas no Laboratório de Química Orgânica Marinha do Instituto Oceanográfico da USP.

JOSILENE
DA SILVA

Formado em história (USP, 2016), desenvolveu atividades e trabalhos de campo junto a variadas comunidades tradicionais durante toda a graduação. As experiências de campo ampliaram ainda mais seu interesse pelo meio ambiente e pelo ecoturismo. Desde 2014, trabalha com educação fora do ambiente escolar; em 2016, se tornou guia da Terra Nativa, trabalhando com educação em campo e ao ar livre.

OLIVER
VAN SLUYS
MENK

Sua aproximação com a natureza começou no ano 1977 como escoteiro, desde então, se apaixonou pela vida ao ar livre. Formado em desenho gráfico, já participou de expedições científicas com pesquisadores de várias universidades dos Estados Unidos. e já trabalhou como guia de montanha nos andes, como guia na Amazônia, no Peru, na Venezuela e no Brasil, somando um total de 27 anos. 

FERNANDO 
GARCIA
ÍSIS
DIAS 
MATOS

Gestora e analista ambiental pela UFSCar e mestra em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Na universidade trabalhou na área de SIG (Sistemas de Informação Geográfica) e de resíduos sólidos, e no mestrado desenvolveu um projeto de mestrado relacionado com custos e valoração ambiental. Começou a trabalhar com educação ambiental como educadora em 2011.

LUANA
TOMASI
VITORAZZO

Oceanógrafa formada pelo Instituto Oceanográfico (IO-USP, 2019), durante a qual realizou um intercâmbio na Austrália (2016-2017). Teve seu primeiro contato profissional com crianças na graduação, realizando oficinas de violão, dança e capoeira. É uma das coordenadoras do projeto Plantar Bananeira – Agroecologia e Capoeira, que ministra aulas de capoeira e agroecologia na comunidade do Jardim Jaqueline. Propondo integrar entre lúdico e conteúdo, iniciou como monitora em viagens de estudo de meio em 2018 na comunidade do Saco do Mamanguá (Paraty), onde realizava pesquisa socioambiental. Trabalha na Terra Nativa desde 2019.

MARINA
CORREA

É Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Além de ser monitora da Terra Nativa, faz mestrado em Ciência Ambiental pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) com assuntos relacionados à Interação Homem-Natureza, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Gestão e Conservação de Ambientes Costeiros. Trabalha com Educação Ambiental desde 2012 e possui experiência com educação formal.

VICTOR 
BASSETTO

Graduando em Geografia na Universidade de São Paulo. Participa de grupos de extensão universitária e pesquisa na área de Geografia Agrária e Agroecologia, tendo realizado um programa de monitoria na USP. Estagiou na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente onde trabalhou com preservação ambiental e políticas públicas. Interesse em pedagogia e meio ambiente o levou a trabalhar com educação ao ar livre na Terra Nativa, onde ingressou em 2019.

VICTOR 
UBER

Mestre em Ciências com ênfase em Oceanografia Biológica IO-USP (2020), com bacharelado pela mesma instituição (2017). Durante seus estudos, realizou atividades de extensão como monitor; a partir dessas atividades desenvolveu o desejo de transmitir conhecimento sobre o estudo do meio ambiente. Iniciou o trabalho na Terra Nativa em 2019, buscando difundir a educação ao ar livre.

FRANCISCO
RICARDO

 Natural de Brasília, é Mestre em Biodiversidade Vegetal, na Area de Ecologia Florestal (IB-USP), é bacharel em Ciências Biológicas (UNIP, 2008). Desenvolveu e participou em projetos na area de conservação ambiental. Em 2015 iniciou o trabalho de Educação Ambiental e estudo do meio, integrando a equipe da Terra Nativa desde 2019.

VANESSA
MENDES

 Faz parte da equipe de operação da Terra Nativa realizando reserva de hotéis, atividades, transporte e demais serviços necessários para o roteiro acontecer em campo.  Turismóloga (UNIBERO) e pós graduada em Gestão Ambiental (SENAC) fez curso de Monitoria Ambiental Urbana (UMAPAZ) e Turismo Pedagógico pelo Senac e possui experiência de 10 anos na área.  Nas horas vagas, curte estar na natureza, meditar, cozinhar e fazer atividades de aventura.         

VANIZA 
CARVALHO

Responsável pelo setor Financeiro da Terra Nativa, formada em Educação física (Puccamp), e pós graduada em Adminstração de empresas com especialização em finanças (PUCSP). Atua a mais de 25 anos na área Administrativa/financeira. Chocólatra assumida, atua em paralelo como confeiteira da Cozinha da Niza. Adora  dançar, trabalhos manuais, a natureza e conhecer o Brasil.

10_edited.png
abeta_preto.png
TurismoRespons%C3%A1velBaixaResolu%C3%A7
whatsapp-logo-icone-1.png

Rua Paula Ney, 726.
Vila Mariana - São Paulo - SP
CEP: 04107-022 - BRASIL

Tel/FAX: (11) 5575.0448 / 5081.2570

MINISTÉRIO DO TURISMO

N° 26.039843.10.0001-1

Terra Nativa Ecoturismo © 2020