Práticas socioambientais

Nós da Terra Nativa, durante nossos mais de 20 anos de trajetória, proporcionamos experiências ao ar livre, integrando os alunos e famílias ao meio ambiente e as comunidades locais. Essas vivências são sempre muito especiais e sensibilizadoras. 

Acreditamos que o engajamento socioambiental é parte inerente aos nossos projetos. Empatia, solidariedade e sustentabilidade são valores fundamentais - hoje e sempre. E sabemos que agora precisamos unir forças para sustentarmos nosso ecossistema.

ODS e os Anos Internacionais da ONU como norteadores dos nossos projetos

Nascemos com base em alguns princípios e objetivos que acreditamos e que permeiam a preservação do meio ambiente, a valorização e respeito com as comunidades visitadas, além de empregarmos procedimentos para que as experiências ao ar livre causem impactos positivos em toda a cadeia do turismo e contribuíssem para a aprendizagem dos milhares de alunos que levamos a bordo.

Hoje, nesta caminhada, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)norteiam as nossas ações. Presentes desde a concepção dos projetos, durante e depois.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os 17 objetivos nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012.  O objetivo foi produzir um conjunto de objetivos que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta.

e_2018_ods_poster_with_un_emblem_es.png

Além disso, elaboramos os conteúdos vivenciais em torno de importantes abordagens, provenientes das definições da Organização das Nações Unidas – ONU, através dos chamados Anos Internacionais .

Desde 1957, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a UNESCO implementa, dentre os países que aderem às campanhas, o chamado Ano Internacional. 

Mão de obra local 

Privilegiamos, sempre que a região permite, a utilização de mão de obra local, como a contratação de monitores ambientais, artesãos, "mateiros", contadores de "causos", cozinheiros, barqueiros, enfim, pessoas que, através desta parceria, vem se apresentando de forma cada vez mais profissional, conferindo às viagens um toque de originalidade e sabedoria da terra. O envolvimento da comunidade local é uma das premissas básicas em viagens na Natureza, conforme diretrizes internacionais sobre a prática do ecoturismo responsável!

Confira abaixo nossos projetos e atuações:

Campanha

A Terra Nativa, diante da situação gerada pela pandemia, realizou a CorAção – uma ação solidária em tempos de Covid-19. 

 

Sua marca é o CORAÇÃO, um símbolo universal de sentimentos que vem do interior...

CorAção