TN expedições virtuais

Um novo conceito de Estudo do Meio

A COVID- 19 criou uma nova realidade à qual todos os setores precisaram se adaptar. Buscando conciliar entre o distanciamento social e as atividades educacionais, as escolas adotaram o estudo remoto e vêm buscando novas ferramentas e tecnologias para enriquecer a experiência dos alunos.  

 

Ainda, a pandemia inviabilizou as atividades ao ar livre, reduzindo o intercâmbio entre os alunos, seu meio e a natureza. A importância destes contatos exige que busquemos soluções para compensar essas lacunas, adaptadas ao contexto atual; as novas tecnologias digitais oferecem formas inovadoras - como as Expedições Virtuais.

Com mais de 20 anos de experiência em educação ao ar livre, a Terra Nativa criou as Expedições Virtuais com o objetivo de adaptar as viagens pedagógicas à realidade atual. Inspiradas nas ideias de “blended learning”, as Expedições Virtuais levam o turismo educacional ao ambiente digital, integrando o contato com a natureza e as comunidades locais, e oferecendo uma experiência de aprendizagem complexa e significativa.

Como funcionam as Expedições Virtuais?

As Expedições Virtuais são apresentações ao vivo de um vídeo, previamente produzido. Esse material foi confeccionado pessoalmente pela Terra Nativa junto a comunidades e guias locais. A apresentação inclui uma interação constante com os alunos, contendo também momentos para dinâmicas (como questionários, Quiz e tarefas) que reforçam as metodologias ativas e o engajamento do aluno.

Desta forma, aproveitamos as tecnologias e plataformas inovadoras para enriquecer a aprendizagem dos alunos, reforçar o conhecimento sociocultural e promover a sustentabilidade e defesa do meio ambiente. 

Diretrizes pedagógicas das Expedições Virtuais

Os vídeos possuem tema e/ou destino de grande importância ambiental e cultural, e seu conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e na BNCC.

As Expedições Virtuais fortalecem as habilidades de pensamento crítico, a construção de aprendizagens significativas e o envolvimento dos alunos com causas e ações sociais. A experiência também incentiva o uso das tecnologias digitais como ferramenta positiva de impacto educacional. Assim, a Terra Nativa contribui para a formação escolar de jovens curiosos, ativos e empáticos, preparados para os desafios do século XXI.

Nossos destinos

Expedição Virtual - Mata Atlântica

Cananéia e Ilha do Cardoso (3 episódios)

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos e diversos do mundo. Infelizmente, é também um dos ambientes que mais sofre os impactos da ação humana. 

A Expedição Virtual Mata Atlântica leva seus viajantes a visitar os parques da região do Lagamar e Ilha do Cardoso - que ainda preserva sua mata nativa, ostentando a exuberância desse bioma.

Junto à apresentação dos ecossistemas costeiros, a Expedição Mata Atlântica mostra também a dimensão humana do local: a cultura caiçara, com suas tradições e relação com a natureza, e a história de Cananéia, um dos primeiros povoados do Brasil.

Expedição Virtual - Indígenas na metrópole

Aldeia Kalipety (1 episódio)

Frequentemente, consideramos que as populações indígenas estão localizadas na Amazônia, distantes da nossa realidade. Porém, os territórios e comunidades indígenas são espalhadas pelo país, e se encontram também nas maiores metrópoles - como é o caso da aldeia Kalipety, no extremo sul da cidade de São Paulo. 

Aqui, os problemas históricos da colonização são agravados pelas pressões da urbanização desregulada e dos modos de viver ocidentais. Mesmo assim, a população local mantém viva sua cultura, oferecendo ao viajante virtual uma imersão em suas tradições e costumes.

Expedição Virtual - Café, muito mais que uma bebida.

O café é muito mais que uma das bebidas mais populares do mundo. Isso é ainda mais verdadeiro no caso do Brasil, onde a trajetória do café está imbricada na história do país, sua economia, política, desenvolvimento de infraestrutura e, claro, hábitos de alimentação e consumo. 

Por esses motivos, a Expedição Virtual Café mergulha nos “caminhos do café”: os espaciais, do cafezal à xícara; e os temporais, de sua chegada ao país até a produção atual. Uma oportunidade para perceber que o Café brasileiro vai muito além do cafezinho...

Fazendas no interior paulista (1 episódio)

Expedição Virtual - História e histórias de Fundação

Centro Antigo de São Paulo (1 episódio)

Quem fundou São Paulo? Como foi escolhida sua localização? Por que as respostas são relevantes para a nossa cidade contemporânea?

A Expedição Virtual História e histórias é uma viagem no tempo, que leva o participante ao século XVI; mais que celebrar a missa dos jesuítas, essa viagem resgata o contexto de sua chegada, revelando os outros grupos e sujeitos envolvidos nessa empreitada. O resultado é uma reflexão coletiva sobre a (re)criação de memória coletiva, tradições e identidades.

Expedição Virtual - Parques Urbanos

São Paulo (1 episódio)

Eu conheço os parques da minha cidade? Eu usufruo das possibilidades que eles me oferecem?

São estas as perguntas que o viajante da Expedição Virtual Parques Urbanos é convidado a se questionar. Aqui, refletimos sobre a importância de áreas verdes para a cidade e sua população, e sobre as nossas relações com esses espaços. Afinal, os parques públicos pertencem a todos nós - será que não vale aproveitá-los?...

Entre em contato! 

VEM COMIGO QUE NO CAMINHO EU TE EXPLICO!

quem somos

Fundada em 1997, a Terra Nativa Ecoturismo elabora roteiros que proporcionam aos viajantes experiências marcantes ao ar livre. Somos uma agência de viagens cadastrada no Ministério do Turismo, que atende escolas e seus estudantes, grupos especiais de adultos e também famílias. Todos juntos confeccionamos...