A pandemia do COVID-19 criou uma nova realidade, e todos os setores precisaram se adaptar. Diante da necessidade de manter o isolamento social e, não obstante, dar prosseguimento às atividades pedagógicas, as escolas adotaram o ensino remoto, buscando novas ferramentas e metodologias para enriquecer a experiência dos alunos.
O turismo, por sua vez, foi um dos setores mais impactados pelas medidas de segurança. Aqui, a suspensão das atividades não comprometeu apenas as visitas de lazer e aprendizagem, mas também os rendimentos das comunidades receptivas, detentoras de saberes e artes tradicionais, e a difusão da causa ambiental.
As Expedições Virtuais buscam atender aos desafios colocados aos dois ramos: educação e desenvolvimento comunitário. Inspiradas no ensino híbrido, as Expedições trazem o turismo para o ambiente digital, integrando o contato próximo com o meio ambiente com a diversidade sociocultural e com a aprendizagem significativa.
Como acontece uma Expedição Virtual?
As Expedições são produzidas pela equipe da Terra Nativa, que confecciona vídeo-aulas em destinos ou temas de relevância ambiental e cultural. Este material contém aspectos relevantes e conta com a colaboração de profissionais membros das comunidades locais.
A aplicação das Expedições Virtuais para alunos, professores e grupos especiais consiste na mediação, ao vivo, desse material. Aqui, guias especialistas realizam a mediação online dos recursos produzidos, incorporando ao vídeo momentos de interatividade, desafios pedagógicos e novas reflexões.
Desta forma, aproveitamos as tecnologias e plataformas inovadoras para enriquecer a aprendizagem dos alunos, reforçar o conhecimento sociocultural e promover a sustentabilidade e defesa do meio ambiente.
Diretrizes pedagógicas das Expedições Virtuais
Todo o trabalho da Terra Nativa é orientado pelo fortalecimento do senso crítico, a construção de uma aprendizagem significativa, a sistematização dos conhecimentos e o engajamento do aluno na realidade sociocultural. Com as Expedições Virtuais, agregamos também o uso positivo das tecnologias digitais, como ferramentas de impacto educativo e social.
Assim, buscamos contribuir para os esforços da escola e formar jovens curiosos, atuantes e empáticos, preparados para os desafios do século XXI. Nesta missão, a Terra Nativa tem como norte os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, somados às habilidades, competências e conteúdos formulados pela BNCC, do MEC.
Fundada em 1997, a Terra Nativa Ecoturismo elabora roteiros que proporcionam aos viajantes experiências marcantes ao ar livre. Somos uma agência de viagens cadastrada no Ministério do Turismo, que atende escolas e seus estudantes, grupos especiais de adultos e também famílias. Todos juntos confeccionamos...