top of page

Hospedar-se na natureza: 3 opções no interior de São Paulo.

Atualizado: 9 de jul. de 2021

O interior de São Paulo possui boas opções de hospedagem em meio a natureza. Selecionamos três opções bem diferentes. A primeira, uma pousada que faz parte do Roteiros de Charme ( associação que classifica hospedagens pelo estilo, qualidade e práticas sustentáveis). A segunda, é um refúgio com sete cachoeiras e, ótima para desacelerar. A última, é um glamping, definido como "camping de luxo", com cabanas ou bangalôs em meio a natureza e infra estrutura e serviços semelhantes a de um hotel. É um tipo de hospedagem mais comum em outros países, mais recente no Brasil.


Bóra conhecer?


POUSADA RONCO DO BUGIO (Piedade- 150 km)

foto: site da pousada


Distante aproximadamente 3 horas de São Paulo, a pousada Ronco do Bugio une sustentabilidade, bem estar e requinte com boas experiências, em meio a floresta. Boas práticas socioambientais estão presentes na construção, gestão e gastronomia. Boa parte dos alimentos são fresquinhos, orgânicos e vêm de horta própria. Há opções deliciosas para veganos. Ah, e o legal é que são pet friendly, então dá para levar seu animalzinho.


A experiência vai muito além do contato com a natureza. Cada suíte da pousada possui uma decoração exclusiva e de muito bom gosto, proporcionando uma experiência singular. É só encontrar a que mais combina com seu estilo.


O espaço da pousada, integrado a Mata Atlântica, é encantador. Como experiências, dá para caminhar ou pedalar por trilhas ecológicas, fazer um piquenique, frequentar a sauna e o spa terapêutico e nadar em uma piscina com águas da nascente de um rio da região. Certamente é uma boa opção para famílias que buscam viagens ecológicas sem abrir mão de conforto e uma experiência autêntica.

As diferentes suítes da Ronco do Bugio. Fotos: site da pousada

 

GLAMPING MANGARITO (PETAR- 360 km)


O Glamping Mangarito afirma ser o primeiro glamping do Brasil e está localizado no principal destino de cavernas do estado: Iporanga, onde fica o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). É aventura pura.


Aqui a experiência é ficar em bangalôs ou quartos de madeira, em meio a Mata Atlântica. Com alguns serviços de hotel, o Mangarito oferece um mini spa, bonita piscina em pedras hijau com hidromassagem, jacuzzi, sauna finlandesa, lareira externa onde é possível participar de uma boa prosa, sem sua volta, de noite. Esse "camping de luxo" é perfeito para quem quer acampar mas, após um dia de visita às cavernas, não quer ter que encher o colchão de ar, murcho, dentro da barraca.


O Glamping conta com um bar e restaurante, também abertos ao público, com boas opções de drinks, caipirinhas e cachaças da região, além de um cardápio que valoriza a cultura local.

Fotos: site do glamping

 

REFÚGIO DAS 7 CACHOEIRAS ( São Luiz do Paraitinga-200 km)


Distante aproximadamente 3 horas e meia da capital , o Refúgio das 7 Cachoeiras é uma ecopousada indicada para se escapar da agitação e barulho das grandes cidades. O local nos convida a desligarmos dos eletrônicos, portanto não há TV nos quartos e não é permitido uso de eletrônicos nas áreas coletivas, a fim de promover uma conversa entre os hóspedes ou o delicioso barulho do silêncio. É muito gostoso para aproveitar a vida ao ar livre para atividades como leitura de livro, meditação, caminhada ou pedalada por trilhas , passeio a cavalo ou um sarau, ao redor da fogueira, com bons e velhos causos da região.


A Trilha das Sete Cachoeiras, que dá nome ao refúgio, é uma trilha moderada, onde é possível conhecer cachoeiras de 7 a 10 metros de altura, quedas e poços, ótimos para banho. Tem um trecho onde a caminhada é feita pelo leito de um pequeno rio e uma linda casinha dedicada ao Divino Espirito Santo.


As acomodações são simples, aconchegantes, decoradas de forma alegre e valorizando o artesanato da região. Você pode escolher entre os chalé mais simples, apartamentos ou chalés com ôfuro.


O restaurante é envidraçado, ou seja, come-se olhando para a natureza. Os produtos locais valorizam a comida que é ecológica e caipira, visando o melhor aproveitamento dos alimentos e, com opções vegetarianas. A mesa é coletiva, como um grande almoço de família, permitindo novas conexões entre pessoas.

fotos: site do hotel


Esperamos que tenham gostado das dicas . E se quiser, podemos te ajudar com um roteiro de viagem bem legal ficando em uma dessas hospedagens.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page