top of page

Um país, muitas aventuras!

Atualizado: 4 de jun. de 2021



A humanidade sempre foi movida por aventuras. Cristóvão Colombo navegou entre a Europa e América, Charles Darwin foi um grande explorador da vida selvagem, Steve Fossett foi um balonista que circundou o planeta, Dame Ellen MacArthur é uma iatista solitária de longas distâncias, e Iuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço.


Felizmente, as viagens de aventura deixaram de ser exclusivas a pesquisadores, exploradores e milionários e tornaram-se acessíveis a pessoas comuns, graças a inovações e desenvolvimento de tecnologias, segurança e infraestrutura turística. Assim o mundo tornou-se um imenso playground de aventuras para quem busca fazer algo diferente e escapar da rotina.


O Brasil reúne uma boa oferta de experiências radicais por terra, água e ar: trekking, escalada em rocha, espeleoturismo, expedições por terra, mountain bike, mergulho, caiaque, canoagem, rafting, surfe, vela, parapente, voos de aventura. É um dos lugares mais indicados no mundo para observação da natureza.


Destacamos algumas aventuras pelo Brasil que valem uma viagem:


Balonismo

"Atividade aérea feita em um balão de material anti-inflamável aquecido com chamas de gás propano, que depende de um piloto." (ABETA).

O balonismo é uma ótima experiência contemplativa para ver o mundo sob uma perspectiva mais tranquila.


Onde praticar: Boituva (SP), Campos do Jordão (SP), Cânions de Aparados da Serra (SC), Capitólio (MG), Chapada Diamantina (BA),

Chapada dos Veadeiros (GO), São Lourenço (MG), Torres (RS).


Canoagem

Atividade praticada em canoas e caiaques, indistintamente, em mar, rio, lago, águas calmas ou agitadas. A ideia central é misturar-se ao meio natural – seja para vencer ondas e corredeiras ou apenas para contemplar a paisagem.


Onde praticar: Rio Jaguaragueva em Bertioga (SP), Parque das Neblinas (SP), Saco do Mamanguá (RJ).


Cicloturismo

"Atividade de turismo que tem como elemento principal a realização de percursos de bicicleta" (ABNT). Podem ser passeios ciclísticos de um dia ou viagens com base em um ou mais locais de estada.


Onde praticar: Litoral Norte de São Paulo, Circuito das Frutas (SP), Vale Europeu (SC), Chapada dos Veadeiros (GO), Serra do Espinhaço (MG),

Vale da Cerveja (SC), Vale dos Vinhedos (RS).


Espeleoturismo

De acordo com a ABNT trata-se de “Atividades desenvolvidas em cavernas (grutas, lapas, tocas e afins), oferecidas comercialmente, em caráter recreativo e de finalidade turística.”


Onde praticar: Bonito (MS), Ibitipoca (MG), Eldorado (SP), Chapada Diamantina (BA), PETAR (SP), Intervales ( SP).


Mergulho

É uma atividade autônoma e o praticante não é necessariamente um mergulhador qualificado. No turismo de aventuras possui fins recreacionais e contemplativos e pode ser praticado como apneia ( suspensão temporária da respiração) ou com equipamentos que garantem a respiração debaixo da água.


Onde praticar: Abrolhos (BA), Bonito (MS),

Fernando de Noronha (PE), Ilha de Boipeba (BA),

Ilha Grande ( SP), Ilhabela (SP), Paraty (RJ),

Parque Estadual Marinho Laje de Santos (SP), Porto de Galinhas (PE).


E se você está pensando em se aventurar por aí, conte com a gente! Podemos construir juntos um roteiro de viagem que será inesquecível!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page